Existe um alto número de brasileiros com direito à nacionalidade portuguesa – são bisnetos, netos ou mesmo filhos de imigrantes europeus. Isso significa, entre outros benefícios, o direito de pedir a nacionalidade, fácil acesso aos países da União Europeia e mais vantagens.
A lei da nacionalidade compreende como português aquele que, sendo filho de pai ou mãe portuguesa, manifeste a vontade de ser considerado cidadão, mesmo nascido em país estrangeiro.
Com a abertura de todas as fronteiras para brasileiros após a pandemia de coronavírus, outra vantagem da cidadania portuguesa será estar livre de algumas burocracias, como uma autorização prévia para entrar na Europa, Estados Unidos, Canadá e Japão.
A respeito dos detalhes e passos gerais sobre quem tem direito à cidadania portuguesa, você encontra um outro conteúdo também aqui no site. Agora, se você é neto(a) de português e está buscando um guia completo para realizar o seu processo, este artigo reúne todas informações necessárias.
Para começar, já adiantamos uma das dúvidas mais frequentes. Sim, a nacionalidade portuguesa para neto de português ocorre mesmo pulando uma geração – e depois de concluída é possível passá-la a todos os seus descendentes.
Para o processo, é preciso comprovar ser neto de português, conforme rege a legislação do país lusitano. Logicamente, significa que você deve possuir uma avó ou avô português e, mesmo que este já tenha falecido, não tenha perdido a nacionalidade portuguesa. Como citamos na introdução, isso se aplica mesmo em casos onde pai ou mãe, descendentes diretos e, segundo a regra atual, não tiveram a filiação estabelecida na maioridade ou tenham sido adotados.
Para entender a mudança imposta desde o final do último ano, é preciso também compreender a alteração realizada na Lei da Nacionalidade Portuguesa em 2017. Na época em questão, houve uma modificação importante em relação aos processos para netos de portugueses. Na ocasião, tornou-se válido o processo de comprovação desde que fossem comprovados vínculos com a comunidade portuguesa. Hoje, após a segunda alteração em 2020, basta declarar conhecimento do idioma nacional, o vínculo familiar e cumprir demais requisitos como quanto a antecedentes criminais.
Na reformulação, a obtenção da nacionalidade para netos passou a ser o da atribuição, e não aquisição ou naturalização. O que isso significa? Através da atribuição, o cidadão é considerado português desde o nascimento, podendo transmitir o direito também aos seus descendentes.
Atualmente, esse entendimento vale apenas para processos iniciados após a alteração. Quem realizou a cidadania antes, naturalizou-se e adquiriu a nacionalidade derivada. Ou seja, o título não pode ser passado para os descendentes maiores de idade. Com isso, a naturalização é mais restritiva, sendo a atribuição o mais vantajoso por lhe garantir a nacionalidade originária. De todo modo, agora é possível pedir a convolação da nacionalidade derivada para a originária e, então, poder passar a nacionalidade para os descendentes, conforme falaremos mais adiante.
O primeiro passo é buscar documentos do cidadão português, avô ou avó. Com eles reunidos, o processo segue no Brasil e em Portugal. Para maior agilidade e acertos, é indicado contar com o auxílio de uma assessoria especializada em nacionalidade para todo o suporte durante o andamento da solicitação.
Para obter as certidões portuguesas do seu ascendente será preciso realizar uma busca de certidão tanto em Portugal, quanto no Brasil. A procura se dá quando não se tem uma cópia dos documentos ou informações relevantes para a localização. Caso sua família já tenha em casa, esse passo será muito importante.
Escritórios de assessoria são os responsáveis por realizarem a busca dos documentos necessários em ambos países. Para isso, você irá fornecer alguns dados mínimos em relação aos familiares. Caso não tenha essas informações, a pesquisa pode ser mais longa e complexa. Isso porque a procura por certidões de nascimento ou batismo corre nos cartórios brasileiros, nas paróquias e igrejas mais antigas de Portugal. Após reunir todos os documentos e realizar a criação de um verdadeiro dossiê do cidadão, o processo é protocolado diretamente no país europeu.
De acordo com o consulado, as documentações indispensáveis para conseguir a nacionalidade portuguesa para neto de português são:
Certidões dos registros de nascimento do avô ou avó (aquele que for português) são dispensáveis, desde que sejam indicadas as informações precisas para a localização, que são o local de nascimento e a respetiva data. Se as referências forem do seu conhecimento, é importante dividi-las com a assessoria responsável para saberem qual é a Conservatória do Registo Civil portuguesa onde os mesmos se encontram arquivados e, assim, possam emitir a segunda via dentro dos quesitos exigidos.
Inclusive, atenção redobrada na entrega, pois todos os documentos, até mesmo as fotocópias autenticadas, precisam estar devidamente apostilados. Isso significa apresentar o selo da Apostila de Haia, que é um procedimento realizado por cartórios para que a documentação tenha validade no exterior, além dos prazos de validade exigidos.
Caso você seja neto de português e os seus pais faleceram antes de adquirir a nacionalidade, você ainda assim possui o direito de obtê-la por atribuição. Agora, se os seus pais estão vivos, você pode optar por seguir um outro caminho: primeiramente o(a) filho(a) do português deverá adquirir a nacionalidade e depois você, que é a terceira geração. Ou seja, será preciso iniciar um processo antes.
O tempo sempre dependerá de cada caso, suas variações e onde a solicitação inicial foi realizada. Não há como apresentar uma estimativa dado que a alteração da legislação traz um novo cenário de pedido de nacionalidade sem precedentes.
O que pode ser afirmado é que, em sendo o processo protocolado e acompanhado diretamente em Portugal, por procuradores estabelecidos em território português e com a expertise no tema, o andamento será o mais breve possível, dado que terão acesso direto às Autoridades competentes pela apreciação do pedido.
De acordo com o consulado, o processo de nacionalidade portuguesa para neto menor de idade é gratuito. Mas, para os adultos o custo está na faixa de 175 Euros, uma média de R$1.500. Esse valor se restringe ao procedimento legal– ao contratar uma assessoria para ajudá-lo a encontrar e acessar os documentos necessários, o valor será diferente.
Aqueles que adquiriram a nacionalidade portuguesa para neto antes da validação da nova lei podem converter a aquisição em atribuição. Esse procedimento está sendo chamado de convolação e consiste na apresentação de alguns documentos à Conservatória dos Registos Centrais, podendo ser no consulado português mais próximo. Ou seja, o neto passa a poder transmitir a nacionalidade portuguesa também para os seus descendentes maiores de idade.
A alteração da cidadania portuguesa para neto foi idealizada para beneficiar quem já tenha se naturalizado antes. Neste caso, é preciso que o neto esteja vivo e que o próprio faça a solicitação do processo. Ele acontece por meio de um requerimento preenchido através da Conservatória em Portugal. Após o pedido, a Conservatória dos Registos Centrais notificará o interessado para proceder no prazo de seis meses. Se não houver continuidade neste período, a solicitação é cancelada.
O valor segue sendo o de 175 Euros. E, entre os documentos, estão: o formulário preenchido, comprovante de pagamento da taxa, atestado de antecedentes criminais brasileiro apostilado, atestados de antecedentes criminais apostilados de todos os países nos quais morou após ter 16 anos – e recomenda-se a apresentação da cópia da certidão de nascimento portuguesa.
Como vimos, devido à mudança nas leis de nacionalidade, os netos não precisam comprovar a sua relação com a comunidade portuguesa, o que antes era necessário. Agora, você já sabe como obter a cidadania portuguesa para neto e os benefícios de passá-la aos seus descendentes e cônjuge.
Atendimento personalizado no qual o cliente apresentará o caso concreto aos advogados que, com fundamento no seu conhecimento profissional e vasta experiência, prestarão os esclarecimentos necessários.
É importante mencionar que todas as informações são asseguradas pelo sigilo profissional, deveres de confidencialidade e proteção de dados pessoais.
Moreira & Moreira - Copyright © 2023 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais