Se tem uma coisa que veio para ficar, foi o home office. Além de ser prático e funcional, ele pode ser executado em diferentes lugares – desde que haja conexão com a internet.
Um dos países escolhidos por muitos para executar o home office é Portugal, uma vez que oferece uma maneira fácil de obter um visto especial conhecido como Nômade Digital. Além disso, Portugal tem sido um dos melhores países para se visitar, o que torna o local ainda mais interessante para ser explorado enquanto se trabalha. Na edição europeia do World Travel Awards 2022, por exemplo, Portugal foi considerado o “Melhor Destino Turístico da Europa”. A seguir, iremos te explicar sobre o que é um Visto de Nômade Digital para Portugal, como solicitá-lo e quais os requerimentos. Acompanhe!
Os Nômades Digitais são trabalhadores remotos que viajam e trabalham de diferentes países. Eles geralmente vivem um estilo de vida nômade, ou seja, sem uma residência fixa, e usam a tecnologia para cumprir suas responsabilidades do trabalho.
Assim, o Visto Nômade Digital (que oficialmente se chama visto de residência para o exercício de atividade profissional prestada de forma remota para fora do território nacional – artigo 61º- B) é um tipo especial de visto que permite que estrangeiros permaneçam legalmente em Portugal, e residam no país, enquanto realizam o trabalho remoto.
Atualmente, existem dois tipos de vistos de nômades digitais: um com caráter provisório, que pode ser usado por até 12 meses; e outro com caráter de longa duração, mais adequado para aqueles que pretendem ficar mais de 12 meses – e que pode ser renovado por até 5 anos.
Vale lembrar que, em Portugal, após 5 anos, é possível pedir a nacionalidade portuguesa e, com ela, morar em diferentes países da União Europeia.
O visto de Nômade Digital é diferente desses. Enquanto o D2 é para imigrantes empreendedores, que devem estar em Portugal e trabalhar como freelancers para empresas e/ou clientes portugueses, o D7 é para aposentados e titulares de rendimentos passivos.
Ao contrário dos outros vistos – que eram utilizados até o momento para os trabalhadores remotos – o novo visto para Nômades Digitais não exige que o requerente já tenha em uma conta portuguesa o valor mínimo necessário para o visto, além de não precisar demonstrar que possui endereço e/ou moradia em Portugal, o que soluciona a busca por imóveis sem estar pessoalmente em Portugal e o pagamento de aluguéis enquanto ainda está no estrangeiro aguardando o processamento do visto.
Quem possui uma cidadania europeia não terá muitos problemas, já que possui o direito de morar em qualquer um dos países da União Europeia. Nesse caso, só é preciso se registrar quando chegar ao país.
Já quem não possui a cidadania de um país europeu, é preciso solicitar um visto que permita a residência no país, como trabalhador remoto.
Uma observação importante: se você pretende passar menos de 90 dias em Portugal não precisa solicitar visto, já que a estadia de turista é permitida por esse período. Porém, caso queira permanecer no país por mais tempo, é preciso solicitar o visto para Nômade Digital no país de residência original, antes da mudança para Portugal.
Assim, os requisitos solicitado pelo governo português para conseguir um visto de Nômade Digital são:
Vale consultar a lista atualizada e completa aqui.
Vale consultar a lista atualizada e completa aqui.
O visto de Nômade Digital pode ser solicitado nas representações diplomáticas de Portugal. O visto leva cerca de 30 dias para ser analisado e está disponível para emissão a partir de 30 de outubro de 2022.
A resposta é sim, os trabalhadores autônomos também podem se candidatar ao visto de Nômade Digital em Portugal.
Para isto, o estrangeiro deve apresentar o comprovante de residência fiscal no exterior e o rendimento médio mensal de no mínimo de 2.820€ nos últimos três meses, além de outros documentos requisitados.
O Visto de Nômade Digital veio para facilitar a vida de muitos trabalhadores, mas ainda assim é importante seguir todas as legalizações e regularidades exigidas pelo governo portugês para aplicar este processo. Vale entender também que as regras para o reagrupamento familiar são aplicáveis ao visto para nômade digital. Caso exista dúvidas ou precise de um suporte para esse pedido de visto, nossa equipe está pronta para te ajudar!
A Moreira & Perfeito é seu parceiro de confiança para todos os aspectos burocráticos e jurídicos em Portugal – como obter um NIF, abrir uma conta bancária e serviços imobiliários, além de, claro, o suporte para todos os pedidos de vistos.
Atendimento personalizado no qual o cliente apresentará o caso concreto aos advogados que, com fundamento no seu conhecimento profissional e vasta experiência, prestarão os esclarecimentos necessários.
É importante mencionar que todas as informações são asseguradas pelo sigilo profissional, deveres de confidencialidade e proteção de dados pessoais.
Moreira & Moreira - Copyright © 2023 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais